Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Bursera simaruba (L.) Sarg. VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 24-09-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador:

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie arbórea de ampla distribuição na América do Norte e Central, com limite meridional no Brasil, no Estado de Roraima e norte do Amazonas. Trata-se de uma planta de grande importância econômica por diversas aplicações: na medicina, como anti-inflamatório e no tratamento da gota; na fabricação de cavalos de carrossel, tradicionalmente feitos com sua madeira; e de quebra-ventos, pois são muito resistentes aos fortes ventos da América Central. Não há uso significativo no Brasil e sua distribuição é limitada no país. É conhecida apenas por duas coletas, realizadas entre 1978 e 1984. Considerando que ocorre em regiões com menor esforço de coleta botânica, e que seu hábitat é contínuo, suspeita-se que sua AOO esteja subestimada, mas que seja menor que 2.000 km². Seu hábitat sofre o declínio de qualidade em decorrência de grandes incêndios. São necessários estudos populacionais a fim de verificar o estado de conservação da espécie na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Bursera simaruba (L.) Sarg.;

Família: Burseraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Potêncial valor econômico

Planta de importância econômica na região do Caribe, há diversos usos associados a espécie.

Distribuição

Não é endêmica do Brasil, ocorrendo desde os Estado Unidos da América a Venezuela e Brasil, nos Estados do Amazonas e de Roraima (Daly, 2012).

Ecologia

​Ocorrência em Floresta Estacional Decidual, Floresta Estacional Semidecidual (Daly, 2012).

Ameaças

7.4 Wildfire
Detalhes 13 milhões de hectares (130.000 km²) de floresta em pé queimaram no Estado de Roraima (Kirchholf; Escada, 1998), por causa do El Niño, o aquecimento das águas superficiais do pacífico, que causam estiagem na Amazônia. A seca de 1998 aumentou a inflamabilidade da Floresta, em que 30 % da floresta amazônica ficou sob risco de incêndio. A combinação de paisagens fragmentadas, abundância de fontes de ignição (queimadas agrícolas) e ocorrência de El Niño intensos e frequentes representam uma das grandes ameaças à biodiversidade da Amazônia no futuro (Moutinho, 2006).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Ameaçada. Lista vermelha da flora doBrasil (MMA, 2008), anexo 1. Considerada "Vulnerável" (VU) (Biodiversitas, 2005).

Usos

Referências

- DALY, D.C. Burseraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB081425>.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- DALY, D. C. Notes on Bursera in South America, including a new species. Studies in neotropical Burseraceae VII. Brittonia, v. 45, p. 240?246, 1993.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- MOUTINHO, P.ROCHA, C.F. DA; BERGALLO, H.G.; SLUYS, M.V. ET AL. Biodiversidade e Mudança Climática sob um enfoque Amazônico. São Carlos, SP: RIMA, 2006.

- KIRCHHOFF, V.W.J.H.; ESCADA, P.A.S. O megaincêndio do século - 1998. São José dos Campos, SP: Transtec Editorial, 1998.

Como citar

CNCFlora. Bursera simaruba in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Bursera simaruba>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 24/09/2012 - 16:41:29